CURSO
OPERADOR
DE CÂMERA
O curso de Operador de Câmera prepara para operação dos equipamentos de gravação, exibição e reprodução de conteúdo audiovisual em diversas mídias e armazenagem dos conteúdos de forma apropriada para utilização posterior. É voltado para um mercado dinâmico, envolvendo a formação de profissionais aptos para desenvolver suas habilidades no Setor de Tratamento e Registros Sonoros e Visuais. O material pedagógico é elaborado por profissionais com experiência na área e busca auxiliar o aluno na obtenção da Qualificação Profissional Técnica de Radialista, conforme os parâmetros estabelecidos pelos fundamentos da Lei n° 6615/1978 e do Decreto nº 9.329/2018.
PÚBLICO ALVO
O curso é voltado para interessados em trabalhar em rádio e televisão como Operador de Câmera, habilitado com DRT (SRTE) de Radialista. Formandos do ensino médio, universitários, profissionais oriundos da área da comunicação e do mercado em geral é o publico esperado.
METODOLOGIA
O conteúdo é ministrado de forma híbrida, sendo a fundamentação teórica realizada a distância e a prática de forma orientada. O aluno deve ter, no mínimo, 75% de presença e cumprir as atividades com aproveitamento de 70%, incluindo a produção referente ao trabalho de conclusão de curso e trabalhos complementares de carga horária.
EXIGÊNCIA E INFORMAÇÕES
O aluno interessado deve comprovar ter ensino médio completo para receber a certificação, contudo poderá realizar o curso de forma concomitante ao 3º ano. O registro profissional é realizado com o requerimento do interessado, sendo que o aluno deverá encaminhar à Superintendência do Trabalho (SRTE) todos os documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho, incluindo o Certificado conferido pela Escola, bem como o Atestado de Aptidão.
MATRIZ CURRICULAR
Será fornecido material com o seguinte conteúdo programático:
INTRODUÇÃO
- LEGISLAÇÃO E ÉTICA
- CONCEITO DE OPERADOR DE CÂMERA
- FUNÇÕES DO OPERADOR DE CÂMERA
- TRABALHO EM EQUIPE
OPERAÇÃO EM ESTÚDIO
- ILUMINAÇÃO (NOÇÕES)
- CÂMERAS
- SOM E MICROFONE
- LENTES OBJETIVAS
- WHITE BALANCE
MOVIMENTOS
- DESLOCAMENTOS
- ENQUADRAMENTOS
- ÂNGULOS
- SUBORDINAÇÃO AO SUÍTE
- PRÁTICA EM ESTÚDIOS
OPERAÇÃO EM EXTERNAS
- INDEPENDÊNCIA DO OPERADOR
- DESLOCAMENTOS
- ENQUADRAMENTOS
- ÂNGULOS
- CORTES E PASSAGENS
- INTEGRAÇÃO COM PRODUTOR E REPÓRTER
- PRÁTICA EM EXTERNA
- TRABALHO DE CONCLUSÃO